Sobre Nós

Sobre Nós

A Livaningo é uma Organização Não Governamental (ONG), criada em 1998 e reconhecida pelo Ministério da Justiça em 2001, pioneira em Moçambique no tratamento dos assuntos de gestão do meio ambiente, recursos naturais e bem-estar social das comunidades. A contribuição da Livaningo na área de Governação remonta os fins da década 90, quando um movimento de organizações da sociedade civil, jornalistas, académicos, indivíduos singulares movidos pelo simples interesse de proteger a saúde pública e o ambiente decidiram criar a organização para evitar que o Governo de Moçambique (GoM) com apoio da Dinamarca instalasse no País uma fábrica para incineração de resíduos tóxicos na Fábrica de Cimento da Matola.

O principal objectivo da organização é a promoção da justiça social e do bem-estar comunitário.

Em termos específicos, a Livaningo pretende contribuir para o respeito dos princípios da Boa Governação através de:

Conservação e uso sustentável dos recursos naturais, denúncias da sua má utilização, mobilização de actores e comunidades para a sua preservação/conservação etc;
Exigir á boa Governação nos processos de combate a pobreza urbana (incluindo monitoria dos orçamentos, qualidade dos serviços prestados ao cidadão);
Uso de energias renováveis, redução do uso de fonte de energia de biomassa e melhor preparação para lidar com as mudanças climáticas.

Livaningo é guiada pelos fundamentos de uma sociedade democrática sã, de justiça social, solidária e de participação inclusiva. Os valores que caracterizam a Livaningo são os seguintes:

Independência;
Solidariedade;
Integridade;
Transparência;
Equidade de género e;
Justiça Social.