Livaningo capacita mulheres sobre eficiência energética e desflorestamento

Livaningo capacita mulheres sobre eficiência energética e desflorestamento

No âmbito do projecto “Empoderamento das Comunidades – Promovendo Energias Limpas” financiado pela NNV, cerca de 50 mulheres beneficiaram recentemente, de uma capacitação  sobre eficiência  energética e desflorestamento, na localidade de Nwamatibjana, posto administrativo de 3 de Fevereiro, distrito da Manhiça, província de Maputo.

A capacitação promovida pela Livaningo visava contribuir para a mitigação de efeitos sobre as mudanças climáticas e para melhoria da gestão de recursos naturais, combate a queimadas descontroladas e promoção de práticas agrícolas alternativas ao uso do fogo. A formação debruçou-se igualmente sobre a promoção de energias limpas como o uso do fogão melhorado ou poupa lenha.

As participantes mostraram-se satisfeitas com a formação, uma vez que, os efeitos da alteração climática interferem directamente na produção agricola e bem-estar das comunidades.

Adelaide Sitoe disse que apreendeu muito sobre as mudanças climáticas e espera incutir a ideia de reflorestamento aos outros membros da comunidade, porque “é importante mudarmos de mentalidade. Precisamos preservar o meio ambiente e uma das formas é o reflorestamento e evitar queimadas descontroladas”, precisou.

Para Alda Bazima, uma das participantes, a aprendizagem é eterna, por isso, está muito grata pela formação. “A questão das mudanças climáticas é muito séria, porque interfere directamente na produção e consequentemente no bem-estar das famílias”, referiu para depois prometer disseminar a informação aos integrantes da comunidade onde reside.

Por sua vez, Amélia Cossa defendeu que falar das mudanças climáticas é também falar da fome que se instalou na sua comunidade. “Antigamente produzíamos muitas culturas alimentares, mas hoje em dia, produzimos muito pouco. É preciso termos consciência dos efeitos das mudanças climáticas”, afirmou para depois realçar a importância de uso dos fogões melhorados ou poupa lenha, tendo em conta que contribuem na redução do desmatamento e poupa recursos financeiros nas famílias.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *