Administradora de Sussundenga visita centro de demostração da agricultura ecológica da Livaningo em Dombe

Administradora de Sussundenga visita centro de demostração da agricultura ecológica da Livaningo em Dombe

A administradora do distrito de Sussundenga, Rosa Bias, visitou semana finda, o Centro de Demostração de Agricultura Ecológica da Livaningo, instalada na localidade de Dombe.

Rosa Bias mostrou-se satisfeita com o projecto implementado pela Livaningo em Dombe, contudo, exortou a organização a promover mais culturas alimentares.

O campo de demostração da agricultura ecológica da Livaningo em Dombe, surge no âmbito do programa “Recuperação dos meios de subsistência pós ciclone Idai”, com objectivo de apoiar as comunidades locais na melhoria da produção agrícola/segurança alimentar por meio de agricultura de resiliência climática e reabastecimento de gado.

Neste campo de demostração, a Livaningo optou pela semente de feijão nhemba devido à necessidade da promoção da agricultura ecológica nas comunidades para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas que assolam aquela região do país.

O distrito de Sussundenga foi um dos mais afectados pelo ciclone “Idai” a nível da província de Manica, tendo sido registados cerca de 158 óbitos e 51 desaparecidos, para além as infraestruturas públicas e habitações danificadas.

Segundo o informe oficial sobre o ponto de situação do ciclone “Idai”, no sector agrícola, só no distrito de Sussundenga verificou-se que de um total de 263.617 hectares semeados, 108.565 hectares foram afectados pela passagem do ciclone, prejudicando aproximadamente 13.469 famílias, cuja maioria encontra-se no posto administrativo de Dombe, local escolhido pela Livaningo para implementação do projecto de Reconstrução pós-Idai. As comunidades locais perderam quase tudo com o evento calamitoso – produção, casas, animais e entes queridos.

A Livaningo está focada no fornecimento de insumos agrícolas, uma vez que os agricultores estão limitados de planear a época seguinte.

 

Comments

comments


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *