Livaningo partilha experiências com a sociedade civil angolana

Livaningo partilha experiências com a sociedade civil angolana

Teve lugar esta quinta-feira (12 de Dezembro), um intercâmbio entre a Livaningo e a NCA (Ajuda da Igreja Norueguesa), uma organização europeia com sede na Noruega que tem estado apoiar Organizações da Sociedade Civil em África e Angola.

A cooperação da sociedade civil angolana que engloba a NCA, IEA/Observatório do Cidadão para Saúde e Open Society trocou experiências com a Livaningo nas seguintes temáticas:  Monitoria Social; Monitoria de Orçamento Geral de Estado; Monitoria/Advocacia das Políticas Públicas; Boa Governação Urbana, Mudanças Climáticas e Litigância e Assistência Jurídica.

O intercâmbio pretendia incidir-se sobre a avaliação participativa da pobreza, monitoria do gasto público, participação entre Poder Público, Autarquia e Sociedade Civil e Orçamento Participativo, dentro da realidade moçambicana.

O encontro que durou cerca de 3 horas agradou os participantes que consideram  que foi importante, uma vez que pode estreitar relações e criar uma advocacia conjunta entre Moçambique e Angola.

“Admiramos a coragem e a juventude dos activistas da Livaningo. São mesmo percursores da mudança e desenvolvimento no seio das comunidades locais. Posso dizer com segurança que a nossa vinda em Moçambique valeu a pena”, disse Olívia Feia, da Comissão da Justiça e Paz da Igreja Católica em Angola.

Para Jordão António da Ajuda da Igreja Norueguesa, o intercâmbio com os “irmãos moçambicanos” foi muito produtivo, por isso, as organizações da sociedade civil de Angola e Moçambique devem interagir mais e esboçar acções conjuntas.

Comments

comments


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *