Livaningo e Counterpart International firmam parceria na área de Mudanças Climáticas

Livaningo e Counterpart International firmam parceria na área de Mudanças Climáticas

Trata se de uma parceria para implementação de um Programa sobre Refugiados Climáticos: Impacto das alterações climáticas nas zonas costeiras, que visa influenciar os tomadores de decisão a repensar as causas das migrações forcadas pelo clima inspirando em instrumentos legais da área de mudanças climáticas. 

 A ideia desta parceria é criar possibilidades para uma advocacia que influencie ao governo na inclusão e reconhecimento dos refugiados climáticos no plano nacional da adaptação e plano locais de adaptação climática.

Por outro lado pretende se analisar o investimento em programes de adaptação e mitigação de mudanças climáticas a nível nacional.

Para a Livaningo esta união aparece num momento muito importante em que o governo moçambicano esta a preparar o plano do projecto de implementação de Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC).

Espera que com esta acção, o governo na sua elaboração das estratégias e planos inclua aspectos ligados a migração induzida pelas mudanças climáticas, assim como acções para a redução da vulnerabilidade das comunidades costeiras face aos eventos extremos. 

O Programa de Refugiados Climáticos: Impacto das alterações climáticas nas zonas costeiras será implementado em quatro províncias, nomeadamente, Nampula, Zambezia, Cabo Delgado e Inhambane, e terá a duração de 2 anos.

Comments

comments


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *