FOSCAMC realiza 3ª Reunião Anual

FOSCAMC realiza 3ª Reunião Anual

Com vista a buscar sinergias o Fórum das Organizações da Sociedade Civil para Área Marinha e Costeira (FOSCAMC), realizou no corrente mês, em Maputo a terceira reunião anual dos membros, que tinha como objecivos apresentar as principais acções implementadas nas províncias pelos membros, revisitar o plano de actividades elaborado em 2017, definir prioridades bem como aprovar o plano 2018 – 2019.

Durante o encontro foi discutida a necessidade de se analisar a situação actual dos membros, a sua estrutura e organização e funcionamento do fórum, e questões relacionadas a um código de conduto ou de regras e um documento orientador para tomada de decisão.

Igualmente foi também debatida a conjuntura actual das politicas e acções do Ministério que titula o sector ao qual se alinha o fórum- Ministério do Mar e Aguas Interiores e Pescas.

 A ocasião serviu também para a WWF partilhar a experiência do trabalho que vem fazendo junto da Procuradoria Geral da República no combate a exploração, tráfico e comercialização ilegal dos recursos naturais. Igualmente foi partilhada uma analise preliminar sobre a proposta de regulamento da Pesca Recreativa e Desportiva e foi feita uma reflexão a volta dos direitos dos pescadores em Moçambique e na região.

 Esta reunião contou a participação de cerca de trinta pessoas em representação das varias organizações da sociedade civil membros do fórum, nomeadamente, ABIODES, ADEL Cabo Delgado, ADEL Sofala, AENA, ASSOPIMO, APELCAD, APAPAMOLA, ama, AMOPI, Associação Marine Mega Fauna, CTV, FONGA, Kuwuka-JDA, LIVANINGO, RADEZA, Solidariedade -Moçambique UDEBA-LAB, e WWF.

De salientar que actualmente o fórum é coordenado por cinco organizações fundadoras, nomeadamente o Centro Terra Viva, a Kuwuka JDA, a Abiodes o WWF e a LIVANINGO que exerce as funções de secretariado.

Comments

comments


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *