Livaningo estabelece novos pontos de venda de fogões melhorados moveis

Livaningo estabelece novos pontos de venda de fogões melhorados moveis

No âmbito do pilar Adaptação as Mudanças Climáticas e energias renováveis,  e com vista a garantir o acesso fácil e seguro as energias limpas e suas tecnologias de aproveitamento, a Livaningo estabeleceu cinco novos pontos de venda de fogões melhorados móveis nos bairros e mercados municipais da cidade de Maputo e Matola. Trata se dos bairros de Hulene, Urbanização, Mercado Adelina, Zona Verde e T3.

De acordo com Avelina Pascoal, Assistente de projectos de Energias limpas da Livaningo, a ideia é promover tecnologias modernas (fogões melhorados), para um consumo sustentável da energia de biomassa ( lenha e carvão),assegurando o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

“Dificuldade de acesso à energias limpas e renováveis e suas tecnologias de aproveitamento constituí um factor determinante de exclusão social e económica em Moçambique. Em face a esta problemática, nós como sociedade Civil, temos o papel de garantir que as comunidades tenham o acesso às energias limpas, através dos fogões melhorados poupa carvão”.

Os moradores dos bairros beneficiados pela iniciativa mostraram-se satisfeitos com a Livaningo, afirmando que os fogões vão melhorar a qualidade de vida “estamos satisfeitos com a iniciativa. Esses fogões vão nos ajudar muito a poupar carvão e não vamos inalar muito fumo. Agradecemos a Livaningo por trazer os fogões a um preço muito acessível” afirmou Antonieta Gabriel.

A expectativa para a Livaningo é que aumente o numero de usuários dos fogões melhorados nas cidade de Maputo e Matola. “A Livaningo pretende continuar a expandir os pontos de vendas nas cidades de Maputo e Matola e alargar mais para os distritos de Changalane, Magude e Manhiça que são outros locais onde a Livaningo tem acções no seu projecto” conclui Avelina.

No quadro da divulgação do uso deste instrumento de cozinha, a Livaningo tem promovido campanhas porta a porta nas urbes, e sensibilizações nas comunidades, assim como tem realizado workshops com objectivo de sensibilizar a comunidade sobre os benefícios económicos, ambientaisda utilização dos fogões melhorados assim como são apresentados os benefícios na saúde e bem estar das mulheres, que são as principais utilizadoras destes produtos.

Salienta se que o projecto de Energias Renováveis está a ser implementado na província de Maputo, concretamente na cidade de Maputo,  distrito de Manhiça, nos povoado de Três de Fevereiro, e no distrito de Magude, nos postos Administrativos de Mahel e Mapulanguene.

Comments

comments


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *