SITUAÇÃO ACTUAL DAS VÍTIMAS DO DESABAMENTO DA LIXEIRA DE HULENE

SITUAÇÃO ACTUAL DAS VÍTIMAS DO DESABAMENTO DA LIXEIRA DE HULENE

Há risco de um novo desabamento

A Livaningo participou no passado dia 02 de Março do corrente ano num encontro no bairro de Hulene organizado pelas estruturas locais onde contou com a presença das famílias que se encontram ao redor da lixeira de Hulene, representantes do Município de Maputo, Assembleia Municipal, Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER), Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS) e a Vereadora do Distrito Municipal Kamavota.

Na ocasião o representante do Município afirmou que há risco de um novo desabamento da Lixeira, pois segundo analise feita por uma equipe, neste momento existem três crateras na lixeira que podem provocar novamente um desabamento ou mesmo uma explosão/queimada.

Como forma de evitar uma nova tragédia, o Município informou que serão retirados com urgência todas as famílias que se encontram a 25 metros da lixeira. Estas serão levadas ao centro de acomodação enquanto aguardam o seu reassentamento.

Ainda segundo o Município já foi identificada uma zona no distrito de Marracuene (Possulane) onde serão reassentadas as famílias. O Município assegurou as famílias que neste momento já esta a decorrer o processo de parcelamento dos espaços na zona para o reassentamento e que o processo não será prejudicial para as famílias, garantindo-lhes melhores condições de habitação. 

Comments

comments


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *